Monday, May 28, 2007

Para nós vocês também são uns verdadeiros campeões...


A nossa equipa de basquetebol é composta por valentes guerreiros. Penso que todos os Portistas têm um orgulho imenso nesta equipa. Na fase regular um 3º lugar algo sofrido não fazia antever até onde iria esta equipa de Alberto Babo. Ganharam depois a taça de Portugal e pensaria-se que tinham a época ganha. Depois nos play off eliminaram o vice-campeão Ginásio por 3-0 e nas meias finais eliminaram o Benfica (cheio de dinheiro e Estrangeiros) por 3-2 com a negra a ser ganha em pleno pavilhão da Luz... Na final todos (anti-FCP) diziam que o Porto ia levar 4-0 e no 1º jogo uns impensáveis 83-46 reforçavam essa situação. Mas aquilo que eu vi na tv no 2º jogo em Ovar fez-me acreditar naqueles jogadores... Que espírito de sacrifício, que garra, que vontade...Estivemos a ganhar 2-1 e 3-2 (fui ver dois jogos da final a Matosinhos, uma vitória e uma derrota, tal como já tinha ido ver os 2 jogos com o slb) mas a Ovarense é de facto uma super-equipa com um orçamento muito superior ao nosso e que nas alturas decisivas falou mais alto. Não estive em Matosinhos na quinta feira quando perdemos e tivemos que ir à negra mas segundo li a péssima entrada é que deitou tudo a perder, num jogo decisivo em que podiamos ser campeões, com um pavilhão cheio... Veio a negra que segui via tv... Sempre de sorriso no rosto porque vi um grande Porto a aguentar tudo até aos últimos segundos... 68-68 depois veio aquele triplo de Ben Reed e perdemos aí o jogo... A Ovarense sagrou-se bicampeã, venceu por 75-68 e com um parcial de 4-3, mas este Porto foi fantástico, superou-se de forma incrível... O orgulho nesta equipa do Porto subiu em flecha, vocês também foram, para nós, uns verdadeiros campeões... Força Paulo Cunha, vais conseguir superar a doença. ÉS UM CAMPEÃO. Tal como Marçal, Sobrinho, Blanks, Smith, Whorton, Mascarenhas, Coelho, Sorrentine...

O Cambra ganhou a taça de portugal em hóquei. Venceu na final o Braga após penaltys por 6-5. Nas meias finais em S.João Madeira o FCP perdeu de forma surpreendente com o Braga (subiu este ano à Iª) por 6-5 após golo de ouro num jogo em que os Portistas estiveram a ganhar 5-2. Relaxaram e deu asneira. Perderam a 3ª dobadinha consecutiva. Conseguiram esse feito em 1987, agora ficaram-se por duas dobradinhas seguidas, embora num ano histórico para o hóquei do FCP porque conseguiram um inédito hexacampeonato.

O FCPorto sagrou-se este fim de semana campeão distrital de infantis (futebol)da AFP. Também já se tinha sagrado campeão distrital de escolinhas em futebol de sete. Outros títulos jovens se aproximam, distritais e nacionais.
No futebol profissional terminou a época. O FCPorto ganhou o campeonato e a supertaça. A taça de Portugal foi ganha ontem (1-0) pelo Sporting diante do Belenenses, terminando um jejum de 5 anos.

4 comments:

Anonymous said...

Quem bate o Porto merece a vitória. Faltou-nos a sorte de campeão.
Sou portista de Braga. Mas no hoquéi e só aí serei sempre do HCBraga, que nada tem a ver com o SC de Braga do futebol.
Estou triste pois quem bate um colosso merece a vitória. Faltou-nos a sorte que hóquei toda a gente viu.
Ainda não subimos mas as coisas estão bem orientadas. Temos 9 pontos de avanço sobre o 2º Somos o FCP da 2ª divisão. Para a próxima época lá se verá. Espero que o HCB volte a surpreender também o Porto.

Sérgio de Oliveira said...

Lucho :

EXCELENTE crónica.

No que concerne ao basquetebol

(e sem querer puxar dos galões
- é do que sei- pois pratiquei oficialmente a modalidade, fui treinador de várias equipas de júniores, sou um estudioso e há muitos anos , também , diplomado nessa área)

estamos, no essencial, de acordo.

Um abraço

Paulo Pereira said...

Espírito de enorme sacríficio de Paulo Cunha, continuando a jogar (e bem) apesar de psicologicamente afectado pela doença de que padece. Um abraço de recuperação, Paulo!
Foi pena a derrota no decisivo jogo. O Porto caiu de pé, ombreando com aquela k é sem dúvida a melhor equipa nacional. Conseguimos ir ao 7º e decisivo jogo, numa mostra de raça e mística k merecia melhor sorte. Grande época, com a conquista da Taça e este 2º lugar, com sabor a vitória, no Campeonato.

Um abraço.

Anonymous said...

Hehe! Já percebi a cena - qd o Porto ganha é porque é um líder nato, um vitorioso, enfim uma equipa de guerreiros... Qd a Ovarense ganha (e eu vi o jogo) é porque têm um orçamento mt maior. Isto é que é bom perder...
Bjs à tua querida esposa e espero notícias!