Friday, May 25, 2007

20 anos de magia azul e branca







27 de Maio de 1987
Porto-2-Bayern-1

Madjer de calcanhar leva o Prater à loucura! Juary de joelhos agradece a Deus o 2º golo de um FCPorto Campeão da Europa pela 1ª vez!! A baixa do Porto está inundada de azul e branco, uma enorme multidão grita pelo Porto!!

Foi assim há 20 anos. Era eu uma criança. E o meu Porto deu-me nessa noite uma grande alegria... A imagem de João Pinto numa correria louca pelo relvado com a Champions na mão não mais saiu da minha cabeça. A magia do FCPorto já tinha tomado conta de mim e nessa noite subiu exponencialmente. Senti que este clube era especial. E não me enganei.

Este domingo às 19.15h o FCPorto recebe no Dragão o Leixões para um autêntico jogo de Campeões. O FCPorto é o actual (bi) campeão nacional da 1ª divisão e o Leixões é o campeão da II Liga. Este jogo serve para comemorar o 22º título conquistado pelo FCPorto no último domingo com o Aves. Serve também para se comemorarem as várias conquistas das modalidades do FCPorto nesta época que está prestes a terminar. Repete-se o cenário do ano passado em que o FCPorto volta a fazer um pleno de conquistas (campeonatos e/ou taças de portugal) em todas as modalidades, futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins.

Mas, acima de tudo, este jogo a efectuar no dia que se comemora o 20º aniversário da conquista de Viena, serve para agraciar os mentores desta enorme conquista. Artur Jorge, Mlynarczyk, João Pinto, Inácio, Eduardo Luis, Lima Pereira, Celso, Sousa, Pacheco, Magalhães, Quim, Futre, Madjer, Juary, Gomes, André, Frasco e outros mais que, na sua grande maioria, vão estar presentes no Estádio do Dragão. A todos me curvo, foram uns verdadeiros heróis, parabéns.
P.S. Amanhã, dia 26, faz 3 anos que o FCP ganhou a 2ª Champions. Foi em Genselkirchen na Alemanha e ganhamos 3-0 ao Mónaco. O mês de Maio é sempre marcado por grandes vitórias do FCPorto.

13 comments:

lucho said...

No basket vamos ter 7º e decisivo jogo. Ontem a Ovarense ganhou por 86-75. Sábado às 17h-rtp2 em Ovar.
No hóquei temos este fim de semana a final four da taça de portugal. Os jogos do FCP dão na rtp2. Sábado às 15h com o Braga e se ganharmos dá tb a final na rtp2 às 15h de domingo.

Anonymous said...

A lista liderada por Pinto da Costa, reconduzida por + 3 anos, no passado domingo dia 20/5/07 à liderança do FC Porto, vai tomar posse no próximo dia 27, domingo, pouco antes do jogo particular diante do Leixões, na Festa dos Campeões.
Entre 3829 votantes no escrutínio levado a cabo no passado domingo, a lista arrecadou 3.769 votos favoráveis, sendo que o Conselho Superior mereceu a aceitação de 3.761 eleitores.

Pinto da Costa, que promoveu poucas alterações na sua lista, foi assim reconduzido ao seu 10.º mandato à frente do FC Porto, liderando o clube desde 1982.

Menphis said...

5 anos, era a idade que eu tinha.

Lembro-me dos festejos do meu pai e de ter ido com o camião dele para a Baixa e os Super Dragões foram para a parte de trás...lol..mas portaram-se bem...heheeh.

Depois ele veio trazer-me a casa e eu fiquei a ver o Pinto da Costa a dar uma entrevista.

lucho said...

Menphis eu tinha 12 anos e gritei tanto nessa noite. Estava eufórico. Deitei-me a ouvir a reportagem do quadrante norte, o som global:)

Dragaopentacampeao said...

Foi um dia especial em que despertei cedo e muito ansioso.

Acho que nesse dia o meu rendimento profissional ficou muito afectado. Nunca mais chegava a hora do inicio do jogo.

Quando terminou o trabalho, corri imediatamente para casa para me instalar em frente ao televisor.

O nervosismo aumentava, mas a esperança mantinha-se intocável. Bem sabia das dificuldades que nos esperavam. Afinal íamos defrontar um colosso do futebol europeu...

O jogo começou e paulatinamente a serenidade começou a invadir-me. A equipa parecia ter a lição bem estudada e não permitia grandes veleidades. Até que num lance infeliz, Jaime Magalhães desviou de cabeça um lançamento de linha lateral, na direcção de um jogador alemão que à entrada da área inaugurou o marcador.

Estremeci mas continuei a acreditar.

Na segunda parte o Porto reapareceu com atitude ganhadora e partiu para uma exibição de luxo que me fez subir o ego.

Os golos foram momentos indescritíveis, de autêntica loucura. Depois do 2º, o jogo parecia nunca mais chegar ao fim!

"Olha a hora caraças!" gritava! O que vale é que estava em casa, podia ter estes momentos de loucura sem que me mandassem para o manicómio.

Quando terminou o jogo e após a cerimónia da entrega da taça, saí rapidamente de casa e fui festejar para a Av. dos Aliados.

Tantos portistas! Que festa! Foi até às tantas!

Fiquei cansado mas feliz por ter nascido portista!

condor said...

Que saudades tenho do "quadrante norte o som global"

Menphis said...

Quadrante norte, um som global, comando geral de Ilídio Inácio, relatado por César de Oliveira e comentado por Manuel Dias....fez parte da minha infância.

Infelizmente o Ilídio Inácio abriu falência e os relatos acabaram. Não sei se é o César que relata na Festival, sei que ele apresenta um programa na Porto canal.

Agora se soubessem o que eu fazia quando ouvia nesses relatos ?

Eu...GRAVAVA os relatos e estava toda a semana a relatá-los, aí criou a paixão pelos relatos( que nunca deixei de ouvir,agora na Antena 1) e pela rádio. Mas a vida levou-me para outros caminhos...Mas o meu grande sonho era mesmo relatar um jogo do FCP.

Paulo Pereira said...

O dia em que nos emancipamos. Em k ghamos consciência de k tudo era possível. Não me importo de dizer isto: pela primeira vez na vida, chorei a ver um jogio de futebol. De felicidade. 16 anos na altura e uma dedicação extrema ao Porto. E ali, em Viena, ver aqueles equipamentos a fazerem um jogo épico, a derrotarem a soberba germânica, foi demais. Lembro-me de ver o jogo com a minha mãe. O desespero de ver uma das mais belas jogadas de sempre, protagonizada por Futre, não resultar num merecido golo. E então, como num passe de mágica, a reviravolta em 3 minutos. O sofrimento atroz que se seguiu, ansiando pelo apito que poria fim a tudo. O final, comigo aos pulos, abraçado à minha mãe. O incontrolável desejo de sair à rua, de gritar bem alto: "Viva o Porto"!. E foi isso mesmo que fiz. E o orgulho, no dia seginte, de cachecol ao pescoço, entrando no Liceu, ciente de que tinhamos alcançado o Olimpo.

Foi lindo!

TONY, Duque do Mucifal said...

então? não falas nas modalidades?
Ouvi dizer que o Hoquei Clube de Braga da 2ª Divisão NAcional ganhou ao fcp...
E que sem o apoio FANTÁSTICO do Macaco o fcp perdeu com a Ovarense...É VERDADE?

lucho said...

Ainda n passou a azia do nosso bicampeonato pois não tony? Coitado, tenho pena de ti, sabes?

Anonymous said...

E o melhor é que as nossas vitórias europeias são a cores.
Há coisas fantásticas, não há....

TONY, Duque do Mucifal said...

Já agora sigam as instruções do vosso lider e comprem KOMPENSAN para a Supertaça a realizar em Agosto!
ah ah ah ah!

lucho said...

Tony dia 11 de Agosto falamos. Não tens grande experiência de adepto vitorioso...Por isso falas sempre antes do tempo. Dia 11 se vê.