

Onde se fala muito do F.C.Porto, mas não só... Este blog está oficializado pelo F.C.Porto.



Temos também, entre outros, um Barcelona-Liverpool com a equipa de Deco, naturalmente favorita e um explosivo Real-Bayern. O campeão Português jogará assim no Estádio do Dragão a 20 ou 21 de Fevereiro, e viajará para o encontro decisivo a 6 ou 7 de Março, no Stamford Bridge em Londres. Este jogo em Londres será o jogo 100 do FCP na Liga dos Campeões. Mais do que Benfica, Sporting e Boavista conseguiram juntos na mesma competição. Em 2004/05 o FCPorto perdeu em Londres 3-1 (McCarthy) e ganhou no Dragão 2-1, golos de Diego e McCarthy. Agora o sonho de chegar a Atenas em 23 de Maio de 2007 exige que derrotemos Sir José Mourinho.
E o Porto, não sendo favorito, tem hipóteses reais de o conseguir. Acreditemos.
Quanto às equipas Inglesas, os Dragões têm mais hipóteses frente ao Liverpool. Os outros 2 estão um degrau acima, mas ainda em 2004 eliminamos o United e em 2005 chegamos a ganhar ao Chelsea de Mourinho e ainda há dias demonstramos superioridade sobre o vice campeão da Europa, Arsenal... Mas o Liverpool era o meu adversário preferido, Campeão Europeu em 2005 mas esta época muito irregular na Premier League. Quanto às outras equipas, o Lyon que o Porto eliminou em 2004 é uma equipa perigosa, o Valência é uma formação guerreira, tipicamente Espanhola, o Milão provem de uma escola com quem o Porto não se costuma dar muito bem enquanto o Bayern é um poderoso emblema mas que nos faz recordar a noite gloriosa de 87 em Viena. De todos estes o Porto só não será (ligeiramente) favorito se sair em sorte o Chelsea ou o United. Todos os outros, estão pelo menos ao nosso nível e com a raça, o querer e a magia desta equipa (Anderson deverá estar de volta) tudo será possível. Até pelo facto da 2ª mão ser fora, porque o FCPorto dá-se muito bem com isso. Comente e deixe aqui a sua preferência pelo adversário melhor para o FCPorto conseguir atingir os quartos de final.
Este é o símbolo da União Nogueirense Futebol Clube. No último domingo ganharam por 3-1 e isolaram-se no 1º posto da Div.Honra da AFP (1º escalão antes dos Nacionais). O Padroense empatou e com isso atrasou-se 2 pontos. Os parabéns a toda a equipa, e em particular ao meu irmão, ao Lucho mais novo, um defesa central de valor inquestionável. Já chegou a subir à II Divisão B Nacional pelo Vilaverdense.
O Argelino Madjer, autor do 2ºgolo em 1987, num chapéu fantástico num campo cheio de neve...
Fernando Gomes, o marcador do 1º golo em 87, o bibota de ouro, um grande ponta de lança...
Jaime Magalhães e Geraldão na festa em 1987...
E estes 2, Quaresma e Bruno Moraes, entre outros, enchem-nos a alma de esperança em que mais trofeus cheguem para as vitrines do Dragão, sejam eles nacionais ou mesmo internacionais...
Foi a explosão, o delírio, a loucura no café onde assistia ao jogo, e um pouco por todo o Mundo onde um qualquer Portista anónimo, como eu, assistia, com muita tensão, ao jogo. Um final fantástico de um Porto a demonstrar fibra de campeão e a certeza de continuar líder até ao fim de 2006. Cinco e 11 pontos de avanço sobre verdes e encarnados(-1 jogo) dão tranquilidade e um outro sorriso ao nosso Natal... Obrigado, «El Comandante» Lucho González.
Porto-Arsenal

Ricardo Quaresma, o nosso Harry Potter, enviou uma missiva à SAD Portista manifestando a sua vontade em continuar a vestir de azul e branco, depois das últimas notícias que o davam como próximo jogador do A.Madrid. É este espírito de equipa, esta união, esta mística que fazem do FCPorto um clube mais especial que todos os outros. Por isso, e tal como Mourinho, estamos sempre um pouco à frente de todos os outros. Vamos continuar a poder apreciar os cruzamentos de trivela, os golos geniais, as arrancadas imparáveis e os olhos torcidos de muitos defesas contrários. E podes contar sempre com o nosso apoio, Harry!!!! E não te esqueças o próximo palco para a tua magia é no Restelo este domingo (19.15h Tvi).



Depois a equipa azul e branca quebrou um pouco e nos dois últimos períodos teve que ganhar o jogo na defesa. O Porto de Alberto Babo teve uma enorme capacidade de sofrimento e com o apoio sempre inexcedível dos seus adeptos conseguiu segurar os 3 pontos de avanço depois do cesto de Jon Smith. Boas exibições de Marçal e Smith a atacar e de Paulo Cunha, Mascarenhas e Whorton na defesa. O jogo terminou e o «pavilhão» (com muitos adeptos azuis e brancos) ficou de pé largos minutos a aplaudir a equipa. O Benfica tem também uma óptima equipa e a 2ª que mais investiu esta época a seguir à Ovarense. O Porto demonstrou também ser candidato ao título e continua invencível, qualidade que retirou ontem ao seu rival de Lisboa. O Porto voltou a vencer o Benfica depois de já o ter feito no futebol... Os nossos «amigos» benfiquistas não vão querer ouvir falar de nós nos próximos tempos...
Vejam as primeiras capas dos jornais de hoje: Águias muito fortes, Águia Voa, 16 golos em 5 jogos, 3 de cada vez... Parece obra do Regime Salazarista... Uma imprensa intensamente dedicada ao clube do regime!!! Então os 3 de cada vez...Dá para rir! Também contará quando sofre 3 como ainda na última jornada quando perdeu no Dragão? Ganharam ao aflito Beira Mar e em casa!!! Só isso, ou será que não...Não deveria haver mais isenção e menos euforia cada vez que ganham um jogo?
Hamburgo - 1 - F.C.Porto - 3
(Van der Vaart, Lucho, Lisandro, Bruno Moraes)
Uma exibição bem conseguida do FCPorto permitiu aos Dragões somarem mais 3 pontos na Champions passando para 2º do grupo a apenas um ponto do Cska e com os mesmos pontos do Arsenal. No jogo realizado, ontem, no Norte da Alemanha o FCPorto entrou forte, muito pressionante mas algo ineficaz no ataque. Um golo fantástico do “El Comandante” Lucho Gonzalez colocou alguma justiça no marcador. Um remate portentoso do Internacional Argentino, agora capitão dos Dragões, levou o FCPorto em vantagem para o intervalo. Na 2ª metade os Dragões continuaram a jogar melhor e Lisandro, após jogada de Quaresma, marcou o 2º golo Portista. Mas logo de seguida o Hamburgo reduziu e o FCPorto abanou um pouco. O empate esteve perto mas quem marcou foi Bruno Moraes com um belo golo, já na ponta final, quando o FCPorto voltava a assumir o comando da partida. Uma bela vitória na Alemanha quando já há quase 2 anos que o FCPorto não ganhava fora nesta competição. Na sua casa, algures no Porto, o mágico Anderson sorriu e ficou naturalmente sensibilizado com os seus companheiros que lhe dedicaram a vitória. Destaco as exibições de Helton (seguro), Bosingwa (veloz), Lucho (um golo do outro mundo) e Assunção (o ponto de equilíbrio da equipa). Quaresma está mais confiante e Bruno Moraes a prometer-nos muitas alegrias... Em Londres o Arsenal falhou golos em série, alguns de forma inacreditável e com isso o Cska somou mais um ponto (0-0). Agora dia 21 de Novembro temos um Cska-FCP com os Dragões a precisarem de pelo menos um empate. A derrota poderá ser fatal mas uma vitória seria meio caminho andado, uma vez que o jogo seguinte é com o Arsenal... Com a vitória de ontem o FCPorto já garantiu a continuidade na Europa, pois na pior das hipóteses, será 3º classificado. Nenhuma das outras equipas Portuguesas poderá dizer o mesmo.
Em Barcelona o Chelsea foi a melhor equipa e Mourinho festejou à sua maneira o golo de Drogba (que jogador...), decisivo para o empate (2-2) muito comprometedor para o Barcelona. Deco fez um belo golo mas agora terá que lutar com o Werder Bremen de Diego e Almeida.
Em Munique o Sporting empatou a zero (já é 3º) mas agora em Milão não pode perder e não terá Liedson. Este foi o 4º jogo consecutivo sem ganhar.
Na Luz o Celtic perdeu 3-0 mas mesmo assim o Benfica continua na última posição com os mesmos pontos do Copenhaga. E em Manchester na última jornada não poderá perder...






Porto, Porto, Porto és a nossa glória !!!
F.C.Porto-3-Benfica-2
(Postiga, Quaresma, Bruno Moraes, Katsouranis, N.Gomes)
Anderson foi convocado para o jogo de amanhã e por isso é de esperar que a magia reapareça no relvado magnífico do Dragão. O 4-3-3 de Jesualdo comportará um meio campo de luxo com Lucho, Meireles e o puto maravilha Anderson. Na defesa o gigante Helton e o imperial Pepe, acompanhados por Fucile, Alves e Cech. Na linha avançada o Harry Potter Quaresma, o eficaz Lisandro e o agora renovado Postiga. Ainda faltam 24 horas mas a magia do futebol de Anderson já está toda no meu sangue...Tarik também está nos convocados tal como Baía, Costa, Moraes, Jorginho, Assunção e Alan. Ficam de fora Bosingwa, Valente, Vieirinha, Ribeiro, Ezequias e J.Paulo. Lesionados continuam Emanuel, Adriano, Ibson e Sokota. Amanhã às 19.45h estarei lá, no sítio do costume. Onde os mágicos actuam. Onde actuará Anderson. Que no final será aplaudido pela enorme multidão.
A Imprensa Vilacondense On-Line desta sexta feira permite o seu acesso aqui e aqui aos sites do Terras do Ave e Primeiro Janeiro/V.Conde onde poderá ler muitos artigos de opinião quase todos eles a versarem o tema da possibilidade de colocação de portagens no IC1/A28 já em 2007. Mas o meu destaque vai para a crónica do Miguel Torres (do blog do ouriço cacheiro) a explorar o tema da disparidade que existe entre o poder de compra no Norte e no Sul (veja aqui). Muito interessante...