Friday, February 02, 2007

Recordar o meu 1º jogo







11 de Janeiro de 1987, FCPorto-2-V.Guimarães-2



(Estádio das Antas)






Há dias enquanto navegava na Internet parei por momentos no blog “PobodoNorte” com um post que incluía um vídeo de um FCPorto-V.Guimarães (2-2) da época 1986/87. Nem precisava ler o post nem ver o vídeo para me recordar de tudo quanto se passou nesse jogo. E tudo isto, porque esse foi o 1º jogo do FCPorto que assisti ao vivo. Tinha 12 anos e fui com o meu pai e um vizinho, pela 1ª vez ao Estádio das Antas. Quem é Portista como eu, facilmente imaginará a emoção com que fiz o percurso desde o local de estacionamento até à porta do Estádio. Deverão também recordar as vossas sensações e emoções vividas quando visualizaram a imponência e beleza do Estádio pela 1ª vez. Ainda hoje quando entro no Dragão lembro esse dia e a magia que senti quando entrei nas Antas pela 1º vez, parecia um sonho... Recordo que essa foi uma das maiores enchentes da época com mais de 90 mil pessoas e destas, cerca de 20 mil eram de Guimarães. Grande jogo com o Vitória a demonstrar o porquê de estar muito bem classificado nessa época (terminou em 3º). Tudo isto decorreu numa tarde solarenga de domingo, dia 11 de Janeiro de 1987 (já passaram 20 anos), o jogo iniciou-se às 15h e foi apitado por Rosa Santos, de Beja. O Vitória era treinado por Marinho Peres e o FCPorto por Artur Jorge (nesta época os Dragões sagraram-se Campeões Europeus). O guarda redes do Porto foi o já falecido Zé Beto, jogavam ainda Celso, Futre, Gomes e João Pinto, entre outros, e foi o Vitória que chegou a ganhar (1-0) ao intervalo, golo de Cascavel. Na 2ª metade entraram Juary e Casagrande (estreia) e o Porto com Frasco em grande empatou por Juary mas logo de seguida Cascavel voltou a marcar (foi o melhor marcador da prova com mais um golo do que Fernando Gomes). Reagiu de novo o Porto voltando a empatar com um golo de Casagrande. Recordo que depois do Vitória marcar os golos não me senti muito bem e sentei-me, triste, não vendo alguns dos minutos que se seguiram aos golos de Cascavel. Mas o Porto reagia sempre com muito vigor, o público manifestava-se e eu voltava às emoções do encontro. O meu pai e o meu vizinho perceberam aí o quanto eu já era doente por este clube. Hoje confesso que a doença ainda existe e talvez seja ainda mais forte. Na parte final o Porto quase ganhava mas seria de todo injusto para o adversário. Grande ambiente com um público respeitador e duas grandes massas associativas. Hoje o Vitória está na 2ª mas é claramente um clube de 1ª. No final do jogo recordo a confusão à saída (filas de espera) e os muitos autocarros oriundos de Guimarães. O Porto não ganhou esse jogo mas esse foi, de facto, um dia lindo, inesquecível, marcante para uma criança que já sofria imenso por este clube mágico. Foi como um sonho que se tinha acabado de realizar.

5 comments:

Zé Luís said...

Também vi esse jogo, Lucho, no estádio e relembrei-o no Pobodonorte.
O meu primeiro nas Antas foi aí por 72 ou 73, não lembro bem. O antigo peão era em bancada amovível de madeira e felizmente a única coisa que se mexia era o placard do totobola, actualizado com os resultados que chegavam pela rádio.
Vi um Porto-Guimarães que se não foi o meu primeiro jogo, e creio que não foi, foi dos primeiros. O Porto perdeu 2-1, chovia a potes, foi aí por 72, lembro-me do Oliveira, Nóbrega, talvez o Custódio Pinto, decerto o Pavão.
E ficou, apesar de tudo, o coração azul e branco.
Não me custa relembrar o passado, especialmente se ao longo dos anos fomos não só ultrapassando o sportem mas andamos agora a ameaçar o recorde de títulos do benfas - essa é que não imaginava, nem sequer ser campeão europeu que tiveste a sorte de ser nesse primeiro ano.

Sérgio de Oliveira said...

Lucho :

O teu sonho ´transformou-se em realidade .
És do mágico F.C.PORTO !

Eva said...

Acho que está na hora de eu tirar um curso de primeiros socorros!;)

Anonymous said...

I will not agree on it. I over warm-hearted post. Especially the title attracted me to be familiar with the unscathed story.

Anonymous said...

Nice fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.