Wednesday, April 11, 2007

Vândalos? E isto o que é?

Situem-se, Torneio da Pontinha 2007, Infantis, miúdos de 10 e 11 anos... E isto foi relatado por um adepto que assistiu a esse jogo. Leiam, escandalizem-se e depois comentem...
Assisti ao FC Porto - Inter Milão (1-2) na Pontinha...e vi um dos espetáculos mais degradantes em toda a minha vida. Uma turba fanaticamente anti-portista apoiava entusiasticamente o jogo violento dos rapazes do Inter (insurgiram-se até contra a expulsão de um jogador do Inter após este ter pontapeado ostensivamente um jogador do FC Porto), vociferava caluniosamente contra o árbitro e insultavam grosseiramente os jogadores do FC Porto. Numa destas situações, vi a menos de 4 metros de mim (após um disputa rija entre um jogador do Inter e outro do FC Porto) um tipo com mais de 40 anos, com uma camisola do SLB vestida a levantar-se e vermelho de raiva dirigiu-se ao jogador do FC Porto que se encontrava junto à linha lateral (ou seja nem a distância de um braço os separava) nestes termos: "Ó seu filho da p*ta, se voltas a fazer uma merda dessas arrenbento-te com os cornos!". Nunca pensei ver semelhante coisa num jogo de futebol jovem...que ainda por cima só de maneira indirecta poderia interessar ao clube desse sujeito. É tal a inveja, o recalcamento, a inveja...No apito final...meio estádio em festa. Parecia a final da Champions, que tinham ganho...mais de 50 anos depois...

15 comments:

Anonymous said...

O Guarda-redes dos Infantis do Porto é meu primo. Era benfiquista e entre jogar no Porto ou no Benfica preferiu o clube mais odiado do país,o nosso!
Isto tudo para dizer,que no jogo disputado contra o Benfica neste torneio,passou o jogo todo a ser insultado e ameaçado de porrada por um bando de idiotas,muitos sendo pais de filhos.O seu pai e a sua mãe eram grandes benfiquistas,mas depopis do que viram o que o seu filho passou,nunca mais querem saber do clube da mentira.O pai do miudo,meu primo,esteve quase a chegar a vias de facto com um desses irnegumenos que ameaçavam e insultavam um menino de 12 anos.Só porque envergava o símbolo que,agora ama,como qualquer grande portista.
Ao que isto está a chegar!
Nem quero imaginar o que se passa noutros campos e pavilhões onde jogam as nossas equipas...

Anonymous said...

É essa gente???!!!! que alguns apoiantes do Sr. Rui Moreira que foram uma vez às Antas ver a Lázio e se molharam, querem que os SD respeitem e venerem.
Eu continuo a dizer que essas criaturas nem gente são e qualquer animal merece bem melhor tratamento.
Para esses que foram uma vez às Antas e se molharam, se tivessem idade e soubessem como se construiu este FCP, acho que deveriam documentar-se como se realizaram os jogos com o Wrehxam ou com o Anderlecht interroimpido ao intervalo. Se o soubessem acabariam de vez por tentar dividir a massa adepta do FCP só para um boneco da televisão arranjar mais um tacho qualquer.

Gil said...

sempre ouvi dizer que em cada benfiquista há um filho-da-puta... este episódio é mais uma confirmação da veracidade dessa afirmação!!!!

"Em cada lampião há um cabrão!!!" - esta também se deve aplicar...

Anonymous said...

Não sei bem em que ano passava ferias no algarve e fui assistir num café au primiro jogo do campeonato,FCP-Setubal.Café cheio de anti-FCPs,quando vejo numa mesa da frente,dois jovens portistas completamente intimidados,pela ultima vez na vida,nada fiz e até hoje me arrependo,mas apartir dai fiquei muito mais portista e fiz muitos ficarem portistas,eles nunca vão perceber o porquê de com atitudes destas,nos darem mais força,para isso é perciso ser forte,independente e não gostar da papinha feita,em suma é preciso ser DRAGÃO.

Anonymous said...

já no torneio nike foi a mesma coisa contra a equipa do F.C.PORTO.......INSULTOS...NOMES AOS MIUDOS......EU TAVA LÁ E VI E OUVI...É ÓDIO PURO DE COIMBRA PARA BAIXO SOBRE O F.C.PORTO......ESPERO NUNCA CHEGAR A VIAS DE FACTO COM NENHUMA PESSOA......

PavlovDoorman said...

Lucho mas qual a novidade?
Tinha eu praí 15/16 anos passava as minhas férias na Costa de Caparica num campismo, e ao visionar o Porto no Torneio Teresa Herrera na sala de TV do parque, começaram uns velhos rançosos a alarvear umas palavras de mau-gosto em relação ao meu/nosso CLube.Era o único portista presente, mas como já tinha corpinho para me defender e ideias muito bem instruídas sobre a sociedade portuguesa, virei-me a eles sem recorrer ao insulto e consegui com que fossem expulsos do local por outros seus co-simpatizantes mas educados cidadãos.

Por tudo isso, e pelas histórias que se passam por este País nunca me irei calar nem que seja o único...

TONY, Duque do Mucifal said...

Lucho,
Gente parva há em tudo o lado.
É VERGONHOSO esse realto. Os miudos devem ser apoiados e nao insultados.
O desporto jovem é festa e não violencia verbal ou fisica.
Mas isso não é ANTI este ou ANTI aquele.
Repara fizeste um post PRO espanhol ou ANTI benfiquista?
Olha, no ultimo jogo em Alvalade, contra o Beira Mar, a Juve Leo começou a cnatar SLB SLB FILHOS PUTA SLB...eu assobiei. E sabes porque?
Porque eu AMO o meu SPORTING. E nem quero saber se o slb tá a perder ou a ganhar.
Mas Lucho, cada um pensa pela sua cabeça.
E eu como adepto simpatizo com o Dr. Rui Moreira. O facto de ele ter criticado os insultos á memória do Bento foi de louvar.
E que eu me lembre os VERDADEIROS ADEPTOS DO FUTEBEOL clube do Porto assobiaram esses ATRASADOS MENTAIS dos SD.
Sim, porque o Porto, o Benfica e o Sporting têm VERDADEIROS ADEPTOS DE FUTEBOL.
Felizmente nem tudo é escumalha.
Olha o senhor que segue o Porto em todas as modadlidades com a sua corneta (não sei se ainda é vivo) esse, para mim, ERA O ADEPTO Nº 1 DO FCP.
A esse senhor, eu tiro o chapéu!
Deixem de apoiar a violencia no futebol. Apoiem os VERDADEIROS ADEPTOS. Sejam eles azuis, verdes ou vermelhos.
NÃO DEIXEM MORRER O ESPIRITO DESPORTIVO!
Saudações Sportinguistas!

PavlovDoorman said...

Tony esse senhor da Corneta é vivo e bem vivo.
Ainda se apresenta no Dragão com a sua corneta, só que na televisão não se ouve.
Quanto aos adeptos tens razão, todos nós temos consócios com menos educação nos nossos clubes, e também no Dragão os SD são assobiados (e bastante assobiados) quando se lembram de cantar tais palavras.

condor said...

Em todos os clubes existem pessoas de baixo nivel e sem carácter!Isto é inquestionável!Agora,que os pasquineiros e a propaganda ao serviço da segunda circular tudo faz para passar para a opinião publica a ideia de que só os portistas teem comportamentos censuráveis,isso também é um facto indesmentivel!

Menphis said...

Não sei onde foram arranjar em que a partir de Coimbra têm ódio ao FCP.

Basta ir ver os jogos dos miúdos do FCP contra o Leixões...fiquei com ódio de morte desse clube que nem os posso ver por causa de um jogo de juniores.

lucho said...

Tony uma coisa é qq pessoa querer q o slb perca nas competições europeias, outra coisa é insultar e quase agredir miúdos de 10 anos q vestem a camisola do FCP...agora lembrei, por acaso uma final da taça onde o capitão do fcp, j.pinto foi apedrejado pela assistência do scp qd recebia a taça...só lembrei por acaso...

Anonymous said...

menphis_child sabes por acaso que quase sempre que os iniciados vão a algum torneio ou jogo oficial para lá do MONDEGO têm de ir em autocarros descaracterizados!!!!!!! sabes pk?? porque se forem com os autocarros do F.C.P vêm com os vidros partidos!

meirelesportuense said...

Referi há dias em comentário feito noutro blogue, um célebre jogo de um Torneio de miúdos realizado algures na zona de Lisboa. Creio que esse jogo se realizou há três/quatro anos no máximo e o árbitro da final -Porto/Boavista- foi Pedro Proença...Durante o jogo o campo estava completamente inclinado para a baliza do Porto e na decisão final -dado o resultado no terminus do desafio- feita por "GPs" o "senhor" árbitro, decidiu dar mais uma ajuda e não permitiu um gesto que fosse ao GR do Porto -considerado o melhor do Torneio- na marcação de cada livre, enquanto o GR do Boavista bailava ininterruptamente na baliza, para poder confundir os jogadores azuis e brancos...Resultado: o Boavista ganhou o Torneio!!! O Torneio era o da Pontinha...Isto há coincidências!!!...Para mim chegou para definir o carácter do Proença Benfiquista...

fvaz said...

O episódio relatado é lamentável. Mas é absurdo generalizar e confundir o Benfica e os benfiquistas com algumas bestas quadradas.

Da mesma forma que seria perigoso e redutor confudir o FC Porto e os portistas com as bestas que não respeitaram a memória de bento no Dragão. Como muito bem mostraram os portistas que assobiaram as ditas superbestas.

Episódios como os contados (pedras ao João Pinto, insultos a adeptos) conheço muitos. Sendo sportinguista e sócio das Antas durante vários anos presenciei vários. Não comigo, porque sempre soube vibrar para dentro. Como p.e na maior alegria que um Mourinho me deu nas Antas (FCP 1, Rio Ave 2, em 82, com um golo "costa a costa" de Figueiredo aos 85m). Como disse antes bestas há em todos os clubes.

Subscrevo o que escreveu Miguel Sousa Tavares a propósito das claques. E lembro que nos jogos da selecção nunca há incidntes, os jogos são uma festa, e as famílias podem ir ao Estádio mesmo com crianças pequenas sem receios. Porquê? Porque lá não há Juve Leo, nem No Name ou SuperDragões.

Zé Luís said...

Lucho, joguei futebol jovem e já há muitos anos era assim.
Há 50, 60 e 70 anos, os jogos do Porto no Campo Grande ou nas Salésias tinham desses incidentes.
Aquela gente é mesmo assim na sua larga maioria.
Só quem nunca viu nada assim.
Só quem nunca viu jogos lá.
Só quem nunca apreciou o ambiente de intimidação permanente.
Cada final de Taça com algum clube de Lisboa é assim.
E já tinha isto há dias para mostrar, de alguém (Mar Salgado) que também pegou no Torneio da Pontinha por coincidência:

O Olegário Benquerença apitou ontem a final do XXVII Torneio Internacional da Pontinha ( iniciados) e roubou-nos dois penalties. O homem não brinca em serviço.

É só FDP.
Por isso, por saber que é assim, por saber que outros sabem ser assim, não condeno a reacção dos SD aos assobios ao Bento e qualquer coisa que venha de Lisboa.
Quem sabe nunca esquece.
Até nisto.