Tuesday, August 08, 2006

Viena de Áustria

Quando falo de Viena ainda hoje me arrepio todo ao recordar aquele dia inesquecível de 27 de Maio de 1987. Tinha o Lucho 12 anos, tinha o Lucho uma professora de Ciências que deixou os seus alunos saírem mais cedo. Lembro tudo. Lembro o onze inicial, lembro os suplentes, lembro o majestoso Prater quase lotado de Alemães e uma pequena mancha azul, lembro a cabeçada falhada de Magalhães a colocar a bola em Kogl para este fazer o golo do Bayern, lembro a reacção e as substituições de Artur Jorge, lembro a jogada magistral de Futre que acabou por não dar golo, lembro a jogada do Frasco, o centro de Juary e o calcanhar de Madjer. Lembro os gritos pelo corredor da minha casa, lembro os jogadores deitados por cima do nosso mágico Argelino, lembro logo de seguida a voz emocionada do Miguel Prates e do Ribeiro Cristovão a relatarem na rtp um impensável 2º golo do Porto, lembro essa finta pela esquerda do Madjer e o toque final de Juary a bater Pfaff, lembro o Juary de joelhos a rezar, lembro que chorei como uma criança que ainda era, e que deixo cair uma lágrima, ainda hoje, sempre que recordo essa noite, lembro a carrinha do meu vizinho cheia de gente do FCPorto e não só em direcção à Cidade Invicta, lembro tudo como se fosse hoje. Lembro o João Pinto com a Taça dos Campeões na Mão a correr pelo Prater sem a dar a mais ninguem, lembro o abraço de Jorge Nuno Pinto da Costa a Artur Jorge, lembro que o meu Porto era um clube em afirmação e que agora é já um dos maiores da Europa. E como recordar é viver, deixem que solte esta chama azul... Uma alma imensa que não se cansa de gostar deste Clube mágico...

Isto a propósito do jogo do Benfica esta noite (1945h na Sic) em Viena frente ao Áustria de Viena para a pré-eliminatória da Champions. Um adversário acessível e que deverá permitir que pela 1ª vez Portugal tenha 3 equipas na fase de grupos da Champions. Em 2002/03 o FCPorto de Mourinho eliminou este Áustria com 2 vitórias (2-0 e 1-0) na sua caminhada triunfal na Taça Uefa.

13 comments:

Anonymous said...

é das melhores lembranças que podemos ter, parabéns por partilhares essa tua memória com todos nós....
FCPMIRANDELA

bLuE bOy said...

bOaS LuChO... Ganda Memória que será eterna... somos THE BEST.
Esperemos é que essa cidade de Viena continue a ser talismã para as cores azuis... do Austria de Viena... sabes como é, é que já sou desde pekinino... eheheheh
aKeLe AbRaÇo
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Anonymous said...

Grande post...grande recordação!!
Grande noite do mágico FC Porto.
Espero que esse estádio continue a ser de grandes momentos para nós.
Não consigo explicar muito bem, mas desde sempre que tive um fraquinho pelo Áustria de Viena.

Madjer said...

Boas memórias

Madjer said...

Boas memórias

Menphis said...

tinha 5 anos e lembro-me vagamente de ver o jogo com a camisola do FCP e do meu pai abrir uma garrafa de champanhe na janela de casa virada para a rua,de metermos no camião dele e conjuntamente com malta do bairro irmos pra Baixa..é claro que o Camião ficou logo cheio de pessoas.bons momentos.

Alvaro Magalhaes said...

Porra...
Nao sou portista como sabes, nao tenho uma memoria tao pormenorizada como deves perceber, mas lembro me que vibrei com a vitoria do FCP, assim como a da ultima com o Mourinho tb. Digo isto com alguma algria e tristeza como deves imaginar, alegria pelo nosso Portugal , tristeza por nao ser o meu Benfica, mas a vida é assim.
Mas que ha dias que nunca esquecemos isso ha.
Tenho a final dos Sub 21 que portugal ganhou, tinha eu 14 anos.as finais perdidas contra a PSV e o Milan do SLB, e mais algumas boas.

Mata-o-Mouro said...

Relembrar também é viver.

Sérgio de Oliveira said...

E muito mais te lembrarás...
Ainda hoje, passados tantos anos, ficamos emocionados...
QUE BOM É SER DO F.C.PORTO !

Notável lembrança - a do Lucho !

Anonymous said...

Em 87 era um criança, e essa vitótria fez-me portista, até hoje...

Desse jogo pouco me lembro, só do calcanhar do madjer!

Mas lembro-me do 21 de Maio de 2003 como se fosse hoje!

O nervosismo do dia do jogo, os golpes do ninja, o estourar de alegria com o 3º golo, a emoção no fim do jogo que me tirou a fome a sede e capacidade de festejar, e anoitada nas antas à espera dos herois!

lucho said...

Sobre esse 21 de Maio 2003, um dia destes faço-vos uma surpresa...mas sp te digo jose costa, q esse celtic-porto foi o jogo mais electrizante q assisti até hoje...FANTÁSTICO!

lucho said...

Sobre o comentário aqui presente, um pouco a despropósito, à semana da juventude, estive lá 2ª feira e achei-a muito bem organizada. Com muitas opções de divertimento.

Anonymous said...

This is very interesting site... renault r 19 http://www.laptop-hard-drive-4.info/Low-fat-diet-lower-cholesterol.html famous baseball players address brunette lingerie Obtain vardenafil hydrochloride on line sound fire alarm Rent car virginia At&t answering machine directions authentic discount handbag louis vuitton Soccer wagering keno strategy poker800 com http://www.vaughanbassettfurniture.info/Room-furniture-store.html