Monday, August 07, 2006

Para reflectir Sr. Adriaanse...

FCPorto-1-Manchester United-3........FCPorto-2-Inter Milão-3
(Pepe)......................................................(Adriano, Cech)

No Torneio LG Amesterdão ganho pelo Manchester United, o FCPorto acabou por ficar no 3º posto, com os Italianos do Inter no 2º lugar e o Ajax no último. Os jogos dos Dragões foram agradáveis do ponto de vista do espetáculo, da posse de bola, do futebol bonito, das oportunidades criadas mas também foram evidentes uma total ineficácia no capítulo ofensivo e uma insegurança defensiva preocupante, pelo menos ao nível da Champions League. O Sr. Adriaanse que este ano não terá o período experimental do ano passado, uma vez que já conhece o plantel azul e branco e o futebol Português, tem obrigação de já ter percebido algumas coisas:
  1. Ricardo Costa e Bruno Alves são 2 centrais sofríveis e que a jogarem só o podem fazer um de cada vez sob pena do FCPorto sofrer danos irreparáveis. E se jogar algum deles por lesão de Pepe ou Emanuel os Dragões terão que jogar com 4 defesas.
  2. Ezequias é um jogador vulgar, Diogo Valente tem qualidades que terão que ser aproveitadas, tem um pé esquerdo óptimo. João Paulo não tinha mostrado grande coisa mas era um jogador útil para se ter no banco, terá agora uma paragem longa.
  3. Vieirinha pelo que mostrou terá que ser uma das primeiras opções até para o Marroquino acordar e deixar de ser irregular em demasia, porque Tarik até tem qualidades.
  4. Bosingwa deve jogar sempre mas tem que ser chamado à atenção, não pode nunca mais cometer aqueles erros, é um jogador de nível mas que tem que saber corrigir essas situações. Quaresma ainda não está em forma mas para lá caminha, há que motivar o Harry Potter. Anderson é o novo mágico deste Porto e o miúdo joga uma enormidade! Com Lucho e Ibson (ou Meireles) no meio campo este Porto promete.
  5. Por fim, o ponta de lança... Adriaanse tem Adriano e também Lisandro para esse lugar. Mais tarde chegarão um possante Sokota e um excelente Moraes. É evidente que o Porto foi ineficaz, Adriano esteve desastrado mas também já sabemos o que vale. E vale alguns golos... Um Hesselink era benvindo mas tarda e já nem acredito que chegue... A sad do FCPorto fartou-se de fazer asneiras em 2004/05 esbanjando os milhões ganhos com as transferências após terem ganho a Champions e agora não há condições financeiras para um simples ponta de lança... Mas o Sr. Adriaanse mais que chorar todos os dias por essa contratação não tem que vir dizer que o Porto a nível Europeu irá continuar a jogar bonito e a perder. Tem é que mudar o sistema de jogo para também a nível Europeu ganhar e não sofrer golos em série como neste Torneio. É essa a sua obrigação por cá e pela Europa também.

4 comments:

Anonymous said...

Nunca gostei muito do trabalho deste treinador, mas como é o treinador do FCP tenho que o respeitar e desejar-lhe as maiores venturas.
Reparo, entretanto, que as grandes "pechas" do ano passado se mantêm incólumes.
Não se compreende o desaproveitamento sistemático dos lances de bola parada. Nota-se que não há trabalho; não há treino de situações diversas. Até os cantos a nosso favor são geralmente transformados em jogadas de contra ataque a favor dos nossos adversários!

Anonymous said...

Eu sou um fã do futebol romântico do mister Co.
Ver uma selecção como a de Itália ser campeã do mundo, para mim é a antitese do futebol.
Golos, ataque, espectaculo e estadios cheios é o que mister Co promete. Eu gosto deste discurso, do politicamente incorrecto, apesar de às vezes se "esticar" um pouco.
Preferem o estilo politicamente correcto dos treinadores portugueses ("foi o arbitro", "perdemos por azar", "arrisquei tudo e coloquei 1 ponta de lança", "jogadores foram uns herois mas perdemos"...)?

Mister Co é uma mais valia para o apático campeonato em Portugal pós Mourinho.

Já viram o discurso do Fernando Santos??? do Paulo Bento?? Eu consigo adivinhar todas as respostas que estes CROMOS vão dar.
O discurso é sp o mesmo.

Co gosta do risco. Quanto maior o risco maior o retorno ou perda...

Sérgio de Oliveira said...

É verdade o que diz o Lucho.São verdades o que é dito pelo zé da póvoa e pelo andré.
No entanto, também é verdade que esta equipa com um avançado(ponta-de-lança) de qualidade superior (e com este treinador) pode estar à altura do nosso F.C.PORTO .

Peliteiro said...

Faz falta o Jardel...