Thursday, January 11, 2007

Já foi há 19 anos...


Faz no próximo sábado 19 anos que uma equipa Portuguesa conseguiu, pela 1ª e única vez, vencer a Supertaça Europeia. E claro, esta proeza, conseguiu-a o F.C.Porto. No dia 13 de Janeiro de 1988 os Dragões receberam nas Antas o Ajax da Holanda (na 1ª mão em 24-11-1987 o FCPorto já havia ganho fora por 1-0, golo de Rui Barros) num jogo presenciado por uma excelente moldura humana e em que a assobiadela da noite havia sido para Ivic, técnico do Porto, por substituir a 25 minutos do fim, Fernando Gomes por Jorge Plácido. Mas instantes depois o Porto marcaria o golo do triunfo (1-0) por Sousa e consolidava a vitória na supertaça europeia, meses depois da conquista em Viena da Taça dos Campeões Europeus e alguns dias depois da vitória na Taça Intercontinental em Tóquio. Foi a única vez que uma equipa Portuguesa conseguiu vencer este trofeu até hoje. O Porto em 2003 e 2004 saiu derrotado na final (agora numa só mão) ante Milão e Valência (0-1 e 1-2). Já foi há 19 anos. E parece que foi ontem.

P.S.1 Na foto vê-se Fernando Gomes a levantar a supertaça. Lima Pereira, subcapitão, fez questão que Gomes, o capitão, mesmo não acabando o jogo em campo, erguesse o trofeu. A mística no seu esplendor.

P.S.2 Em Vila das Aves o Porto costuma ganhar mas com dificuldade. O terreno não ajuda muito e recordo-me que em 2001 foi Aloisio, mesmo no final, a dar-nos a vitória. No outro confronto disputado em 1986 o Porto de Artur Jorge ganhou 2-1. Domingo às 19.45h (sptv) há que lutar muito e...ganhar. E esperar notícias agradáveis do Restelo e de Coimbra (onde não há pénaltis se o jogo ficar empatado). O próximo jogo do Porto, depois das Aves, é em Leiria na sexta feira dia 26 às 20.30h (sptv).

3 comments:

Anonymous said...

O Departartamento de Comunicação do GalinheiroSLB chefiado pelo "fazedor de news-falsas, semi falsas e convenientemente verdadeiras" produtor do Livro "Eu,Caralhinha", do Dossier Anónimo que o ArguidoOrelhas Kiteia aos 4 ventos e do extraordinário documento sobre os Zilhões de Encornados que existem pelo mundo , incluindo os 2 que foram kitados em Moçambique! e ainda da estratégia de assalto e falsificação do Guiness_ Cunha Vaz! parece que este"Cérebro" que pôs o Marco Ferreira a trabalhar a Caralhinha escreveu o livro cheio de "rabos de palha"!!Escrever que o PdC apoiou o Valentim no ano em que o Orelhas proclamou até na Galhilândia Central que não precisava de reforços porque já tinha os lugarinhos na Liga é erro de palmatória!Pois é ...!tanta vontade!!! dá nisto...sr Cunha Vaz tenha a Leonor Punhetão por perto que ela sabe bem que por essa altura o PdC dizia do Valentim que nunca tinha sido bombista!! Valentim retroquia AOS BERROS! "Eu sei educar os meus filhos"!

Anonymous said...

e de Coimbra (onde não há pénaltis se o jogo ficar empatado).

Até porque o árbitro é o mesmo do Porto - Atlético.

Anonymous said...

com o vila das aves o jogo não vai ser fácil..não...muito cuidado F.C.PORTO...