Monday, January 29, 2007

E assim se relança um campeonato

Estranhei as duas últimas arbitragens fora de casa do FCPorto... Primeiro na Choupana, Paulo Costa pareceu-me muito nervoso e sonegou duas grandes penalidades aos azuis e brancos quando perdiam. Lucho e Moraes deram a volta e ninguém mais se lembrou do que ocorreu anteriormente. Depois nas Aves Hélio Santos em qualquer livre assinalado a favor do Porto apitava uma falta cirúrgica imperceptível pela TV. Mas o Porto marcou 2 golos limpos e ganhou... Agora na sexta feira o que ocorreu e com quem ocorreu não me admira nada. É verdade que cheguei a desesperar com os golos em série falhados pelos Dragões, é verdade que achei muito estúpido o acto de Quaresma porque já antes antevi que seria expulso ao mínimo descuido. Mas o «Mustang» tem que perceber de vez que joga no Porto e que tudo fazem para equilibrar um campeonato que o Porto com justiça tem dominado. Lacroix não lhe perdoou, um «chega para lá», não uma cotovelada, porque Quaresma está de costas para o jogador e apenas se vislumbra intenção de afastar o adversário, o mesmo que o agrediu na 1ª volta. Mas Lacroix foi muito rigoroso e expulsou o artista. Antes deveria ter visto dois pénaltis (sobre Postiga e uma mão após remate de Lisandro)em que um deles exigiria expulsão e ainda tiveram a habilidade de inventar a falta que deu o golo aos Leirienses. Mas não, nem ele nem Elmano, um irritante e falhado árbitro Madeirense que nunca apitou uma derrota do Benfica, impressionante, não? Com ele os vermelhos têm sorte, ou mais que isso? Elmano, incompetente e incoerente inquinou um jogo que o Porto parecia ter controlado. Ele e Lacroix fizeram um serviço ao Clube da Capital. E preparem-se Dragões que serviços destes estão a ser muito bem preparados até ao jogo decisivo na Luz. Elmano apitou 6 jogos na 1ª volta sendo que 3 foram do Porto, sendo um árbitro que conheço há muitos anos e que na dúvida sempre prejudicou o Porto e o ano passado expulsara Lucho, de forma inacreditável. Lacroix, o assistente deve ter também lugar cativo na Luz e ao que sei também costuma participar em jantares no Sapo. E agora, Maria José Morgado? Há aqui também matéria para se investigar? É evidente que não. Portista desde criança, cedo me apercebi da cultura desportiva deste País. Tudo o que afronte os poderes da Capital é um alvo a abater. Por isso como alguém diz, um campeonato ganho pelo Porto vale por 4 ou 5 ganhos na Capital. E assim o Leiria ganhou por 1-0 ao Porto (golo de Tixier) os jornais de Lisboa aplaudiram a arbitragem, a tvi ignorou os casos, abafou-se a polémica e os 3 pontos escandalosamente roubados serão muito úteis ao clube da Capital. Vítor Pereira prepara-se até para nomear Elmano para mais um jogo difícil do Porto nos próximos tempos... Mas se não for o Elmano pode muito bem sair um Bruno Paixão, um João Ferreira ou até o Lucílio Baptista... Não faltam opções...

No Restelo o Benfica ganhou sem o merecer enquanto no Bessa o Sporting não foi além de um empate. Os Leões passaram para 3º a 6 pontos do Porto e a um do slb.

Na Póvoa o Rio Ave deu um festival aos rivais Poveiros e ganhou por 3-0. Coentrão marcou 2 golos e é já um dos melhores elementos Vilacondenses. O Rio Ave está em 4º a 6 pontos da subida (lugares ocupados por Feirense e Leixões).

No hóquei o FCPorto empatou em Itália 3-3 (como Bassano) e continua a comandar o seu grupo na Champions. No andebol o slb venceu a Taça da Liga e acabou com o jejum que durava há 14 anos. Nos 4ºs ganhou 24-23 ao Porto e depois nas meias 27-23 ao Sporting tendo ganho na final ao A.Santas 33-23. O Porto foi infeliz com jogadores lesionados e outros de cama com gripe. Nos play-off é que se vai ver...

5 comments:

Anonymous said...

Caro Lucho
Excelente post, que subscrevo totalmente.
É evidente que ninguém pode afrontar os poderes da capital, nem os mentecaptos dos jornaleiros, anti-F.C.Porto.
Todavia essa guerra(trata-se de uma guerra), temos que a ganhar.
Saudações Portistas

Sérgio de Oliveira said...

Lucho :

Excelente o teu contributo .
NÃO QUEREMOS INJUSTIÇAS !

Anonymous said...

LUCHO...............EXCELENTE VITÓRIA DOS "PUTOS DOS SUB15"....................6-0 AO PASTELEIRA E CONTINUAM INVICTOS...........EXCELENTE

fvaz said...

"os jornais de Lisboa aplaudiram a arbitragem"

No insuspeito "O Jogo" o painel de árbitros apenas se divide na putativa mão de um defesa, nos outros é unânime em considera acertadas as decisões do árbitro.

O probema do Quaresma é que por jogar no Porto pode fazer o que não podia no Sporting. Aquela pisadela em Caneira o ano passado e o pontapé tentado em Liedson este ano, se fossem ao contrário tinham dado vermelho.

Quando o Carlos Martins é expulso é instabilidade emocional. Quando o Quaresma agride com uma cotovelada o Tixier é roubo.

Anonymous said...

fvaz, olhe-se ao espelho... Veja o q fez o nani no bessa, foi menos do q fez quaresma?