Wednesday, October 25, 2006

Histórias vividas no clássico de todas as emoções


Historial dos 12 jogos «Porto-Benfica» assistidos ao vivo pelo Lucho. O de sábado será o 13º...

88/89

Porto-0-Benfica-0

Este foi o 1º Porto-Benfica a que assisti ao vivo. Foi nas Antas e o Porto precisava de ganhar. Um massacre que ainda hoje recordo. Mas a bola não entrava... O Benfica de Toni aguentou o 0-0 e foi Campeão algumas jornadas depois. O Porto de Artur Jorge (substituiu Quinito) foi infeliz. O Meu ídolo, Fernando Gomes, já estava encostado por motivos disciplinares e não jogou. Fez falta!

92/93

Porto-1-Benfica-1

Jogo para a Taça num domingo de Inverno. Timofte de livre colocou o Porto em vantagem mas no último minuto também de bola parada Baía foi batido e o Benfica empatou. O Porto fez de tudo para ganhar, mandou duas bolas ao poste, uma do malogrado Rui Filipe mas o massacre não resultou. Ficou 1-1. No desempate na Luz o Porto perdeu. No entanto no campeonato o FCPorto foi bicampeão com Carlos Alberto Silva.

93/94

Porto-1-Benfica-0

Jogo para a supertaça. O Porto tinha perdido na Luz por 1-0 mas nas Antas o Porto de Ivic sofreu muito para ganhar e só o conseguiu nos últimos instantes num canto que resultou num golo de Vinha. Foi a explosão quando já se desesperava. No desempate em Coimbra o Porto ganhou a supertaça em penaltys mas já com Robson a treinador.

94/95

Porto-0-Benfica-0

Jogo para a supertaça. Esta foi a época inicial do ciclo que resultou no penta em 99. Neste jogo a equipa de Robson foi muito ineficaz. O jogo ficou marcado pelo golo anulado ao Benfica nos últimos instantes. Na Luz tinha ficado 1-1 e no desempate em Paris ganhou o Porto com um golo de Domingos.

96/97

Porto-3-Benfica-1

No ano do tri com Oliveira o Estádio das Antas estava lindo. O Porto tinha sido campeão na jornada anterior em Guimarães e o público estava eufórico. Levantei-me no início e recordo aqueles instantes em que estive de pé a apreciar toda aquela magia nas bancadas. Foi lindo. No jogo o Porto deu um baile ao Benfica e venceu por 3-1 com Jardel em destaque.

98/99

Porto-3-Benfica-1

No ano do Penta com Fernando Santos mais uma vitória Portista por 3-1 com Jardel a facturar e Chaínho também a marcar. Mais uma bela exibição de um Porto que embalou depois para o pentacampeonato.

99/00

Porto-2-Benfica-0

Com o meu irmão a marcar presença nas Antas ao meu lado, assistimos a um jogo que aos 25 minutos já estava decidido. O Porto de Fernando Santos ganhou por 2-0, golos de Capucho e Jardel. Neste ano o campeão foi o Sporting.

01/02

Porto-3-Benfica-2

Já com Mourinho (Octávio tinha sido demitido) o Porto ganhou por 3-2 com uma reviravolta fantástica e grandes golos de Deco e Alenichev. João Ferreira expulsou Mourinho.

02/03

Porto-2-Benfica-1

Um grande jogo. O meu preferido. O Porto esteve a perder, Paulo Costa expulsou Jorge Costa na 1ª parte mas o Porto com menos um jogador deu a volta com um auto golo e um fantástico livre de Deco a Moreira já na parte final. Uma reviravolta emocionante com um Estádio em êxtase e com o Lucho a deixar escapar umas lágrimas que nem se notaram com a chuva que caía. Fiquei afónico. O Porto ganhou 2-1 e Mourinho embalou para o título. Fez recordar o jogo de 94/95 (vi na tv) em que o Porto também ganhou por 2-1 com uma reviravolta muito parecida e que terminou com um golo de Drulovic.

03/04

Porto-2-Benfica-0

No ano do bicampeonato a equipa de Mourinho nem jogou muito bem mas Derlei aproveitou um erro de Miguel e um auto golo fez o resto. 2-0 mesmo a jogar pouco. Foi o último Porto-Benfica nas Antas.

04/05

Porto-1-Benfica-1

No ano negro com 3 treinadores o Porto de Couceiro empatou a uma bola com McCarthy a facturar no 1º clássico do Dragão. Parecia que estava ganho mas Geovanni num canto empatou um jogo que o Porto deveria ter ganho. E os vermelhos foram mais tarde campeões por um ponto...

05/06

Porto-0-Benfica-2

Adriaanse jogou ao ataque no Dragão mas colocou a centrais Ricardo Costa e Bruno Alves. 0-2 com um bis de Nuno Gomes demonstrou toda a incompetência daquela dupla. Foi aqui que Adriaanse abriu os olhos e colocou Pepe para o Porto não mais perder o rumo do título ganho com toda a justiça.

06/07

Sábado lá estarei e não quero estes últimos dois resultados. Acredito que sairei do Dragão feliz. E será a 1ª vitória do Porto sobre o Benfica no novo estádio. Jesualdo Ferreira ganhará a Fernando Santos.

Nestes 12 encontros assisti a 7 vitórias do FCPorto contra apenas uma do slb e 4 empates. Nos últimos 20 anos para o campeonato o FCPorto venceu 13 vezes contra duas do slb e 5 empates. Nos últimos 10 anos o FCPorto venceu 8 vezes contra uma do slb e um empate. Um domínio claro e inequívoco.

P.S. Um lapso da minha memória, fez com que tivesse esquecido um outro porto-benfica, (afinal o de sábado será o 14º) um jogo para a taça que também fui ver, foi em 2000/2001 com Fernando Santos e o Porto tinha ido empatar a Lisboa 1-1, golo de Maric. Depois nas Antas 4-0 com Paredes a facturar o 1º golo. Tinha-me esquecido. E foi logo um 4-0. O Porto eliminou depois o Sporting com 2 golos de capucho e venceu a taça ao marítimo na final na despedida de Fernando Santos. O Boavista foi o campeão dessa época. Mas estes que referenciei foram apenas os que fui ver, houve outros entretanto nos últimos 20 anos que não fui e quase todos favoráveis ao Porto.

7 comments:

fvaz said...

Sou mais antigo. O meu primeiro Porto-Benfica foi em 77/78. O Benfica marcou primeiro, depois Humberto falhou o 2-0 e Ademir empatou com um remate de fora da área garantindo o 1º lugar.Esse título marcou o fim do jejum de 18 anos. No ano seguinte vitória do Porto por 1-0 com golo de Costa.Depois disso só me lembro de uma vitória do Porto por 1-0, num jogo apitado por Francisco Silva, com um golo de penalty (indiscutivel). Erikson era o treinador do Benfica e nunca perdoou a Fonseca esse penalty. O defesa esquerdo (até aí titular)não voltou a jogar.

Jorge Mota said...

Esqueceste-te de um jogo para a taça (acho eu) em que o FCPorto espetou 4-0. Uma referência esse jogo penso que já do tempo do Mourinho.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

lucho said...

Caro Zirtaev, foi um lapso da minha memória, afinal faltou-me adicionar esse jogo para a taça que também fui ver, foi em 2000/2001 com Fernando Santos e o Porto tinha ido empatar a Lisboa 1-1, golo de Maric. Depois nas Antas 4-0 com Paredes a facturar o 1º golo. Tinha-me esquecido. E foi logo um 4-0. O Porto eliminou depois o Sporting com 2 golos de capucho e venceu a taça ao marítimo na final na despedida de fsantos. O Boavista foi o campeão dessa época.

Anonymous said...

Passa pelo blog e reflecte sobre um pequeno grande pormenor.

www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

Saudações Portistas

Anonymous said...

FVaz,

quem marcou o golo de penalti foi o ... Stefan Demmol

Empurraõ de Fonseca a Jaime Magalhães

Eu tb lá estive!!!!!!

Jorge Mota said...

Lucho lembro-me que nesse dia chovia muito mesmo e que resolvi não ir ver o jogo. Que arrependido fiquei, ainda por cima só ouvi o relato, não deu na tv. Nunca mais faltei a um Porto-Benfica.
Pensava que era do tempo do Mourinha, mas tens razão, foi com o Eng. que perdeu o Hexa.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

lucho said...

Esse do penalty de Demoll só ouvi relato. O meu pai, sim foi ver.