Monday, April 30, 2007

Agora não podem facilitar...

O FCPorto perdeu no Bessa (2-1, golo de Lucho de penalty) embora tivesse beneficiado do empate no Benfica-Sporting (1-1). Agora há que não facilitar e vencer os próximos 3 jogos para assegurarmos o título. É verdade que ainda podemos empatar um jogo mas o que não podemos é ter a atitude da 1ª parte do jogo do Bessa. Força Campeões. Acredito no vosso valor.

Hexacampeão goleia o Benfica por 5-0


Sexto título consecutivo e 16º do historial do FCPorto
F.C.PORTO- 5 - BENFICA- 0

Fânzeres virou um inferno para o Benfica. O F.C.Porto goleou por 5-0 e chegou à 3ª vitória conquistando (3-0) o hexacampeonato, inédito no hóquei Nacional. O Pavilhão estava à pinha com um ambiente infernal, empolgante e os jogadores azuis e brancos não perdoaram. Reinaldo Garcia, Emanuel Garcia, Filipe Santos, Jorge Silva e Pedro Gil fizeram os golos que levaram o pavilhão à loucura. Os outros, coitados, saíram humilhados e nem com ajudas da FPP lá vão. Pinto da Costa assistiu à partida e no final dedicou a vitória a Ilídio Pinto, Franclim e os jogadores. O Público (onde também me incluo) saíu de Fânzeres deliciado.

S.L.Benfica- 58 -F.C.Porto- 66

Mais uma vez a classe do Dragão abafou o Pavilhão da Luz. Julian Blanks foi o elemento decisivo para uma grande vitória do FCPORTO (58-66) neste 1º jogo das meias finais da Liga de Basket. Agora a vantagem do factor casa passou para o FCP que recebe o Benfica em Matosinhos sexta feira próxima e domingo. Ontem, no 2º jogo, os encarnados empataram a eliminatória (os 2 jogos foram disputados na Luz) e venceram por 98-90. Na outra meia final também há um empate entre Ovarense e Lusitânia.




No andebol o FCPorto derrotou o Abc de Braga por 23-19 mas ontem na negra a sorte não quis nada com os Dragões que perderam com os Academistas por 19-18 num jogo intenso, que presenciei e com uma recuperação extraordinária dos jovens de Carlos Resende (que também jogou) levando ao rubro um pavilhão praticamente lotado. Nos últimos segundos o FCP quase chegava à igualdade mas não foi feliz. Na final o Abc de Braga vai jogar com o Madeira Sad que eliminou o Benfica.

Friday, April 27, 2007

Ganhar, Ganhar, Ganhar...

Tem que ser. No nosso derby, o FCPorto tem que derrotar os vizinhos das camisolas axadrezadas para ficar depois à espera das incidências do derby Lisboeta que apura o 2º classificado. E o bicampeonato ficará ali a um pequeníssimo passo. Sábado no Bessa às 21.15h (tvi) o FCPorto entrará em campo com o pensamento de vitória. Anderson poderá finalmente assumir a titularidade? Lisandro renderá Postiga? O que têm a dizer, caros Portistas?
Sábado há também Andebol em S.Tirso (15h-Antena Minho) com um importante FCPorto-Abc Braga e há também hóquei com um FCPorto-Benfica em Fânzeres (15.30h-RTP2) que pode garantir em definitivo o hexa ao FCP. No basquetebol o Porto joga na Luz, hoje às 19h e domingo às 16.05h (ambos na sptv). Os juvenis do FCP (futebol) jogam no campo do Padroense domingo às 11h.

Nação valente e imortal

«Sou, sempre fui e tenho a certeza que jamais deixarei de ser defensor dos valores que estiveram na origem do 25 de Abril de 1974. Mandar às malvas uma ditadura que castrava a evolução, a todos os níveis, da sociedade foi essencial para o País andar para a frente. Ainda assim, admito, dava jeito que, mais de três décadas depois da Revolução, Portugal estivesse melhor. Tentar perceber o que tem impedido um salto mais significativo na qualidade de vida de todos nós é assunto que merece dicusssão mais aprofundada. Adiante...Vem tudo isto a propósito da inacreditável proibição de que foram alvo cerca de 100 adeptos do FC Porto que, imagine-se, tiveram a "ousada" ideia de se deslocar a Lisboa para apoiar o clube do seu coração numa importante partida referente à final do "playoff" do Nacional de hóquei em patins.Quando ouvi a notícia nem queria acreditar. O autocarro alugado pelos "Super Dragões" foi barrado pelas autoridades em Alverca. Explicaram os polícias que a segurança dos portistas não podia ser garantida no Pavilhão da Luz. Sempre pensei que qualquer português, independentemente de ser do Porto ou de Lisboa, adepto dos dragões ou das águias, podia deslocar-se livremente pelo País e assistir, desde que munido do respectivo ingresso, a todos os espectáculos desportivos ou de outra índole. Pelos vistos, estava enganado!Sei que os duelos entre Benfica e FC Porto, nos últimos tempos, têm sido marcados por algumas cenas de violência, mas daí a proibir que um cidadão em plena posse dos seus direitos se desloque a onde quer que seja é impensável num País que se diz de direito.Mas, para além da questão essencial, existem outras que não entendo:- Se a Polícia tinha intenções de impedir a viagem dos "Super Dragões", não devia ter acabado com a deslocação logo no Porto? Porquê a barragem só em Alverca? Se calhar podiam tê-los deixado chegar à Segunda Circular...- Se houve disponibilidade para colocar tantos agentes da autoridade em Alverca, de forma a assegurar o "bloqueio", não era possível utilizar essa mesma força policial para garantir a segurança dos adeptos portistas na Luz? Que se saiba, por muita rivalidade que exista, o recinto dos encarnados não é propriamente num bairro de Bagdad...- Quem vai pagar o aluguer do autocarro e os bilhetes que os adeptos "barrados" garantiram ter em sua posse?- Segundo os adeptos portistas, a Polícia explicou-lhes que fora o Benfica a comunicar a proibição. A ser assim, pode concluir-se que os clubes têm mais poder que as autoridades?Enfim, um "filme" verdadeiramente ridículo, cujas "cenas" decorreram precisamente a 25 de Abril. Há cada ironia...». (Texto de Luís avelãs)
Fico a aguardar reacções, investigações e inquéritos a esta palhaçada que só vem provar que o Clube do Regime (após 33 anos do 25 da Abril) controla a Polícia, podendo até o seu Presidente insultar na praça pública uma alta comissária da PSP. É evidente que não espero nenhum desenvolvimento porque neste País a Liberdade e a democracia só existe nas músicas de Zeca Afonso. Fosse o FCP a controlar a Polícia e tinhamos a Morgadinha já em cima deste gravíssimo atentado à liberdade dos Cidadãos.
Mas deixem que vos diga, que orgulho eu tenho em ser adepto de um Clube que é a única entidade em Portugal que não tem medo do Clube do regime. E que o afronta sem qualquer receio. E que gozo dá ganhar nestas condições... Ora tomem!

Thursday, April 26, 2007

F.C.Porto silencia «Inferno da Luz» e está a uma vitória do hexacampeonato !!!

Pentacampeões festejam vitória na Luz (2-3)
Ilídio Pinto e Franclim Pais

BENFICA - 2 - F.C.PORTO - 3

O Pentacampeão FCPorto foi ontem à Luz derrotar o Benfica por 3-2 e está agora a apenas mais uma vitória do hexacampeonato (inédito em Portugal). No jogo de ontem Ventura abriu o marcador mas só na 2ª metade se consumou a vitória Portista com Emanuel Garcia e Pedro Gil a darem a cambalhota no marcador e a silenciarem um pavilhão da Luz infestado de Mouraria. Quando a 6 minutos do fim Pedro Gil marca o 3º golo as faces de desespero dos anfitriões provocaram um gozo imenso na minoria azul e branca que assistiu ao jogo. Deve-se lamentar também que a RTP se tenha recusado a dar o jogo e o mais grave de tudo, a PSP não permitiu que cerca de 120 elementos dos SD Gaia (com bilhete) entrassem no pavilhão. Em dia de Liberdade esta atitude (digna do regime fascista) é vergonhosa. Mas assim dá mais gosto. Sábado lá estarei (17h) e o hexa tornar-se-á realidade !!


Tuesday, April 24, 2007

"Continuarei a lutar sempre pelo FC Porto"

No jantar de homenagem aos 25 anos de Pinto da Costa na presidência do FCP, marcaram presença, entre outros, Jesualdo Ferreira, Vítor Baía, Ricardo Costa, Pedro Emanuel e Lucho González (os quatro capitães), a administração e os directores do clube. E ainda Joaquim Oliveira, presidente do grupo Controlinveste, António Oliveira, ex-presidente do Penafiel, Valentim Loureiro, presidente da assembleia-geral da Liga, e Hermínio Loureiro, presidente da Liga. Também estiveram presentes Victor Fernandez e Ivic que pediu até para fazerem uma estátua ao homenageado.

«Dragão Caixa»



O novo pavilhão para as modalidades de alta competição do FCPorto (andebol, basquetebol e hóquei em patins) vai estar finalizado dentro de 18 meses (final de 2008). Será financiado pela CGD e terá um custo de 11 milhões de euros. A sua lotação será de 2007 lugares. Manuel Salgado é o arquitecto responsável pelo projecto, de linhas arrojadas, bem ao estilo do estádio do Dragão. O novo pavilhão será erguido ao lado do estádio, no espaço entre o Centro Comercial e a VCI, numa área disponível de 8300 m2. Estará integrado com a estação de Metro do Dragão. Para o Lucho, apaixonado pelas «modalidades amadoras», esta é uma excelente notícia.

Monday, April 23, 2007

Já não falta muito...

FC.Porto-3-Belenenses-1
Adriano 9', Lucho 45' (gp), Bruno Alves 85'
Faltam 3 vitórias para o bicampeonato. Grande moldura humana no Dragão. O FCPorto mostrou alma de campeão. Houve atitude e vontade de ganhar do 1º ao último minuto. Adriano voltou a facturar na recarga a um remate de Postiga. Mesmo a terminar a 1ª parte o mesmo Adriano isolou-se e foi derrubado. Penalty de Lucho e 2º golo. Na 2º metade o Belenenses que pouco fez reduziu num canto e por momentos existiu dentro e fora do campo alguma ansiedade. Depois, Adriano acertou 2 vezes na barra. Perto do final Bruno Alves fez o 3-1 e descansou o Estádio com 45 mil fiéis dragões. Arbitragem fraca, e sempre em prejuízo do FCP, com golo mal anulado a Bruno Alves e penalty sobre Fucile por marcar. Faltam 9 pontos para o título Portista. Excelentes exibições de Bruno Alves, Bosingwa (melhor em campo) e Adriano.

Pentacampeão já está em vantagem


F.C.Porto - 3- S.L.Benfica-2
Fânzeres, pavilhão a abarrotar de adeptos azuis e brancos, tarde de muito calor. Jorge Nuno na bancada vip, apoio ao pentacampeão de início ao fim do jogo, brilhante golo de Reinaldo Ventura. Segunda parte, Ricardo Figueira remata aos dois postes e cria a ilusão do 2º golo Portista. Mas quem marca é Carlitos e o pavilhão silencia-se por alguns segundos. A um minuto do fim Reinaldo Garcia quase marca mas há mesmo prolongamento. Pedro Gil remata ao poste e o jogo parecia não querer nada com o FCPorto. Vêm os penaltys. Muito se sofre. Lucho, na bancada, sente o quão importante era esta vitória face a tudo o que fizeram para beneficiar os Lisboetas. Nos penaltys Ventura marca mas Carlitos empata de novo. No último penalty Nelson Filipe (que substituiu muito bem o castigado Edo) defende e no seguinte Filipe Santos marca. Meus amigos, foi a explosão no pavilhão, o delírio. O F.C.Porto acabava de ganhar o 1º jogo da final. Faltam mais duas vitórias. O próximo jogo é 4ª feira em Lisboa (18h).
Andebol: Abc-26-Porto-25; Basquetebol: Ginásio-72-Porto-98.
Juniores: Varzim-2-Porto-2; juvenis: Porto-2-Guimarães-0; Iniciados: Porto-4-Guimarães-0.
No basket estamos nas meias finais com o slb; no andebol temos 2 jogos em casa para dar a volta e chegarmos à final, no futebol jovem, nos juniores estamos em 1º e já apurados para a fase final, em juvenis, bem posicionados e nos iniciados já estamos na fase final.

Friday, April 20, 2007

Jorginho ou Cech?


Ao que parece, Jesualdo tem, neste momento, apenas uma dúvida na sua cabeça, para o jogo de domingo com o Belenenses (19.15h-Tvi) no Dragão. A defesa contará com Bosingwa, Fucile, Bruno Alves e Ricardo Costa, na baliza Helton, no ataque Quaresma e Adriano terão a companhia do regressado Lisandro e no meio campo Lucho terá a companhia de Meireles e Jorginho ou Cech. Aqui reside a dúvida de Jesualdo. O leitor pode até argumentar com os nomes de Ibson ou Anderson, ou até Postiga, mas não creio que alinhem de início. Jorginho era a minha escolha. A excelente exibição frente ao Setúbal é o meu argumento. Cech, no entanto, tem demonstrado também excelente condição física e anímica, garantindo mais consistência defensiva. Jorginho por outro lado garante um jogo ofensivo mais dinâmico e mais presença na área. O Belenenses deverá apresentar algum défice físico depois do jogo de ontem (está na final da taça a 27/5 com o scp).


Futebol: Porto-Belenenses (domingo 19.15h tvi), Dragão.

Andebol: Abc-Porto (sábado 17.05h sptv), Braga.

Basquetebol: Ginásio-Porto (hoje 19.00h sptv), Figueira Foz.

Hóquei: Porto-Benfica (sábado 17.00h rtp2), Fânzeres.

Futebol jovem: Juniores na Póvoa de Varzim, 16h de domingo/ juvenis no Olival com o Vitória Guimarães, 16h de sábado/ iniciados no Olival com o Vitória Guimarães, 11h de domingo.

Thursday, April 19, 2007

Oh captain, my captain...

O nosso capitão, Pedro Emanuel regressou ontem aos relvados (treino condicionado) e, ao que dizem, pode regressar em pleno a tempo de participar, nem que seja por uns minutos, no último jogo da I Liga (dia 20 de Maio). Já lá vão 8 meses desde a sua lesão. Força Capitão. Boas notícias também para Lisandro que já deve jogar domingo com o Belenenses (19.15h-Tvi), para Paulo Assunção que jogará no jogo seguinte, no Bessa e para Pepe que deverá jogar no Bessa ou no jogo seguinte (com o Nacional, em casa).
Duas notas:
  • A Lista para o conselho superior do FCPorto da lista de Pinto da Costa é liderada por Pôncio Monteiro e inclui Rui Moreira. Este último, no entanto mostrou-se preocupado com as movimentações em torno da Sad do FCPorto. Era preciso correr com alguns abutres, isso era.
  • Soberbo golo de Messi, Argentino do Barcelona, ontem com o Getafe para a Taça. Fez lembrar o Mundial do México 86 e aquele inesquecível golo de Maradona.

Wednesday, April 18, 2007

Construção do novo pavilhão inicia-se 2ª feira

Pinto da Costa (na foto, com vários elementos da sua direcção, eleitos pela 1ª vez em 1982) anuncia esta 6ª feira que concorre às eleições do FCPorto para mais um mandato de 3 anos, o seu último mandato. Não deve surgir nenhuma outra lista. O mais importante, na minha opinião, é que se execute o que se prometeu, e ao que o Lucho apurou, a construção do novo pavilhão do F.C.Porto para as suas modalidades terá o lançamento da 1ª pedra na próxima 2ª feira. Um momento importante para todos os Portistas, principalmente, para quem vive e sente o clube em todas as modalidades. Sim, porque também há muito boa gente que só liga ao futebol.

Tuesday, April 17, 2007

25 anos

17 de Abril de 1982

Um homem, de nome, Jorge Nuno Pinto da Costa, assumia a presidência do F.C.Porto. Hoje passam 25 anos desta data. O Presidente é o mesmo mas o clube está diferente. É o maior de Portugal e um dos mais fortes da Europa com recorde de presenças na Champions League (a par do Manchester United). Bicampeão da Europa e do Mundo e dominador quase absoluto das provas Nacionais.
P.S. Na luz a águia voltou a penar, desta feita, às mãos do bicho. O Braga de Jorge Costa empatou em Lisboa 0-0 e deixou o Benfica em 3º a um ponto do Sporting e a 5 do FCPorto. O novo objectivo lampião passou a ser o 2º posto! Já vão em 5 jogos consecutivos sem ganhar... Dizia-me ontem um colega de Braga que à saída da Luz aquilo mais parecia um funeral...

F.C.Porto procura a glória em todas as frentes...



Estive ontem em Santo Tirso onde vi o FCPorto ganhar ao S.Horta por 21-20 e assegurar a passagem às meias finais do play-off de andebol. Foi um apuramento dramático, os Dragões tiveram 4 golos de vantagem, deixaram-se empatar, falharam o 22-20 (à trave) e os Açorianos do Horta a 2 segundos do fim quase empataram. Kavalenka e Ricardo Moreira foram os jogadores do Porto em destaque. Ricardo Candeias (redes do Porto) também brilhou. Excelente ambiente em S.Tirso com muito apoio aos pupilos de Carlos Resende. No final a festa foi imensa com os jogadores a agradecerem o incessante apoio, fundamental numa eliminatória assim tão equilibrada. Nos Açores o Porto ganhou 26-25, no domingo em S.Tirso (onde também estive) ganhou o Horta (26-28) e ontem foi a vez do FCPorto arrumar a questão. Agora nas meias finais temos um FCPorto-ABC e um Benfica-Madeira SAD.

Sexta feira fui a Matosinhos ver o Porto-Ginásio em basquetebol. A vitória dos Dragões (77-64) foi muito fácil. De facto, a superioridade da equipa de Alberto Babo (que ontem também foi ver o jogo de andebol) nunca esteve em causa e a diferença chegou a andar nos 32 pontos. No domingo o FCP voltou a ganhar por 82-62 e está a ganhar 2-0 nesta eliminatória dos 4ºs de final do play-off de basquetebol. Perspectiva-se um Benfica-Porto nas meias finais. O Porto, agora com Sorrentine e Blanks, está bem mais confiante.

Monday, April 16, 2007

Coimbra já está, faltam mais 4...


Ac.Coimbra-1-F.C.Porto-2
(Adriano, Bruno Alves)
Vitória clara e indiscutível do líder do campeonato. Os Dragões estão cada vez mais perto do título. Na 1ª parte o FCPorto mereceu claramente um resultado mais robusto mas um só golo do central Bruno Alves deu avanço no marcador. Na 2ª parte a habitual gestão do resultado foi, desta feita, muito bem conseguida e a substituição de Jorginho por Meireles muito bem vista. Adriano voltou a facturar e Xistra encarregou-se de dar emoção aos últimos minutos, ora por amarelos em série ao FCPorto (vários jogadores á queima), ora por ter assinalado um penalty (golo de Lino) que só ele viu.
Destaque: FUCILE.
Grande exibição do defesa lateral do FCPorto, se a defender já tinha demonstrado valor viu-se agora um Fucile aventurado no ataque. Quaresma também brilhou, mas isso já é mais habitual. Meireles entrou bem. Os centrais entenderam-se. Lucho sobe de produção nesta fase final de prova. Os avançados não estiveram muito inspirados. Salvou-se o golo de Adriano. Por último Renteria. Não é que desta vez o Colombiano até entrou bem. Quase marcava. A rever.

Friday, April 13, 2007

Coimbra tem mais encanto vestida de azul e branco


Antes de mais, os meus parabéns a Anderson. O nosso mágico faz hoje 19 anos. Que Coimbra lhe dê a prenda que merece. Quanto ao jogo de Coimbra o nosso treinador já confirmou que Ricardo Costa joga no lugar de Pepe. Será esta uma boa opção? Diga você, caro leitor, aguardo a sua opinião. A equipa deverá ser a mesma do último jogo só com essa forçada alteração. Meireles e Lisandro não devem ainda jogar. Anderson deverá ficar no banco, de novo. É um jogo fundamental nesta fase final da prova. E temos que o ganhar. Porque Coimbra é uma Cidade especial, porque vai assistir a uma invasão de gente do FCPorto e porque terá até mais encanto vestida de azul e branco... Na fantástica cidade do Porto vive um povo que não verga, um clube que não desiste e um orgulho que pode ser combatido... mas nunca derrubado! Força Porto !!! Amanhã às 21.15h na tvi.

F.C.Porto inicia play-off a ganhar


Parabéns a Carlos Resende e seus pupilos. O FCPorto venceu ontem nos Açores (ao S.C.Horta)por 26-25 e está em vantagem nos play-off. O 2º jogo dos 4ºs de final é domingo em S.Tirso às 16h (lá estarei). Ontem o FCPorto muito fustigado por lesões (Martingo pára 2 a 3 semanas) acabou por vencer tangencialmente com R.Moreira e A.Rodrigues em grande tal como os guardiões Candeias e Laurentino. Carlos Resende está inscrito também como jogador para superar a ausência de Martingo. Hoje é a vez do basquetebol em Matosinhos às 21h.

Gracias compañeros


Para o ano há mais... O jejum de quase 50 anos continua. Perante um adversário fraquíssimo, das piores equipas Espanholas que já vi jogar (salva-se o equipamento), nem assim lá foram. Força Hugo Almeida, Força Werder Bremen. Nas meias finais temos Espanhol-Bremen e Ossassuna-Sevilha. Há equipas condenadas ao insucesso, sem estofo para mais altos voos.

Thursday, April 12, 2007

É preciso denunciar este escândalo...

No hóquei a final do campeonato é entre Porto e Benfica. O 1º jogo seria dia 14 deste mês no qual Edo do FCP, Mariano e Valter do SLB estavam todos castigados por 1 jogo. A FPP (que obrigou o FCP a jogar um jogo decisivo 3 dias antes da meia final da Champions) adiou o 1º jogo da final a pedido do SLB para os seus jogadores descansarem do Torneio de Montreux. E esse jogo passou então para dia 21/4. Hoje saiu a confirmação que o SLB antecipou o jogo da Taça (que seria em 5/5) com uma equipa da 2ª divisão para dia 17 para os seus jogadores limparem o castigo e poderem jogar contra o FCP. E a Federação Portuguesa de Patinagem pactuou com toda esta aldrabice. Vergonha. E vêm estes gajos falar de verdade desportiva e apitos dourados...


PLAY OFF'S:


4ºs de final em Andebol:


S.Horta-FCPorto (hoje, 5ª feira, às 21h nos Açores, 22h do Continente)

FCPorto-S.Horta (domingo às 16h em Santo Tirso)


4ºs de final em Basquetebol:


FCPorto-Ginásio (Amanhã, 6ª feira, às 21h em Matosinhos)

FCPorto-Ginásio (Domingo às 17h em Matosinhos -RTP2)


Wednesday, April 11, 2007

Special One

O que dizer? É o melhor do Mundo. Ganhar em Valência (1-2) não é para qualquer um. Mourinho pode até ganhar todas as competições este ano. Parabéns Mister. Parabéns Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira. O Chelsea vai agora jogar com o Liverpool nas meias finais. O Manchester de Ronaldo (2 golos) deu 7-1 à Roma e vai jogar nas meias com o Bayern ou Milan.


P.S.
O SLB manifestou-se contra a nomeação de Xistra para o jogo do Porto. É preciso não ter vergonha na cara para falar de árbitros. Depois do Lucílio Calabote em Aveiro deviam era enfiar a cabeça na lama do vosso «relvado». Xistra já está pressionado.

Vândalos? E isto o que é?

Situem-se, Torneio da Pontinha 2007, Infantis, miúdos de 10 e 11 anos... E isto foi relatado por um adepto que assistiu a esse jogo. Leiam, escandalizem-se e depois comentem...
Assisti ao FC Porto - Inter Milão (1-2) na Pontinha...e vi um dos espetáculos mais degradantes em toda a minha vida. Uma turba fanaticamente anti-portista apoiava entusiasticamente o jogo violento dos rapazes do Inter (insurgiram-se até contra a expulsão de um jogador do Inter após este ter pontapeado ostensivamente um jogador do FC Porto), vociferava caluniosamente contra o árbitro e insultavam grosseiramente os jogadores do FC Porto. Numa destas situações, vi a menos de 4 metros de mim (após um disputa rija entre um jogador do Inter e outro do FC Porto) um tipo com mais de 40 anos, com uma camisola do SLB vestida a levantar-se e vermelho de raiva dirigiu-se ao jogador do FC Porto que se encontrava junto à linha lateral (ou seja nem a distância de um braço os separava) nestes termos: "Ó seu filho da p*ta, se voltas a fazer uma merda dessas arrenbento-te com os cornos!". Nunca pensei ver semelhante coisa num jogo de futebol jovem...que ainda por cima só de maneira indirecta poderia interessar ao clube desse sujeito. É tal a inveja, o recalcamento, a inveja...No apito final...meio estádio em festa. Parecia a final da Champions, que tinham ganho...mais de 50 anos depois...

Tuesday, April 10, 2007

Para os meus amigos Benfiquistas...


O Beira Mar merecia ganhar. Lucílio não deixou. Para o FCPorto foi bom na mesma. O Benfica escorregou e está agora a 3 pontos do Campeão que pode até perder um jogo. Investiguem as arbitragens do Sr. Lucílio... E acrescentem-nas ao apito dourado. Força Porto, contra tudo e todos dia 20 de Maio o Dragão festejará o bicampeonato. Que ficou mais próximo ontem à noite.

A magia está de volta ao Dragon Stadium...

F.C.Porto-5-V.Setúbal-1
(Adriano-2, Postiga, Jorginho e Anderson)

  • Fabulosa 1ª parte do FCPorto. Jorginho demonstrou que pode ser muito útil nesta fase. Também em excelente plano Cech e Quaresma. Adriano sempre a facturar, excelente o golo de cabeça. Postiga de volta aos golos mas falhou um de forma inacreditável.
  • 2ª Parte de gestão. Com erros defensivos a mais. Triste exibição de Lucas Mareque, mais um Rentería.
  • O Génio Anderson está de volta. E que génio. Ainda não tem o ritmo ideal mas que saudades já tinha da sua classe. Que golo fantástico.
  • Azar de Pepe. Infeliz. Jesualdo explique porque saiu Jorginho... Não teria sido melhor ter tirado logo ao intervalo Pepe e Lucho (ambos com fadiga)?
  • Com Ricardo Costa ou J.Paulo o FCPorto terá que ganhar 5 dos próximos 6 jogos. O de sábado (21.15h tvi) em Coimbra é fundamental.
  • O Benfica escorregou. Soube bem terminar a Páscoa da melhor forma. Pena o habitual Lucílio Calabote que ainda lhes deu o empate (2-2). Depois da derrota em Espanha (3-2) mais um jogo a perder pontos. O FCPorto está mais próximo do bicampeonato. Uns ovinhos moles da região de Aveiro são bons para curar a azia...

Thursday, April 05, 2007

Nuestros Hermanos


Perante tanta subserviência e bajulação ao clube da Capital do Império, eu orgulho-me por pertencer a uma «minoria» que hoje vai torcer pelos Espanhóis.

Wednesday, April 04, 2007

Castro

Para o jogo com o Setúbal (6ª feira às 20h na sptv) no Dragão, Jesualdo já anunciou um dos convocados. É ele, André Castro, promovido, há dias, dos juniores aos seniores azuis e brancos. Força miúdo !!! O FCPorto tem alguns problemas físicos na composição do meio campo e Castro poderá até ter a sua oportunidade. Parabéns miúdo.

Anima-te Lucho !!!

Tenho lido nos últimos tempos, algumas críticas injustas ao rendimento de Lucho Gonzalez. Com o jogo (e o auto-golo, aliás, num erro do árbitro) de Domingo aumentaram... Penso que um, verdadeiro e sensato, Portista não as fará. Porque tudo o que o Argentino já fez pelo nosso Clube merece respeito e admiração. Na época passada foi, juntamente com Quaresma, o melhor jogador da Liga Portuguesa, foi o melhor marcador da equipa e deslumbrou a nossa massa associativa com golos fenomenais, ficando na retina, fundamentalmente, o seu inteligente posicionamento em campo e a forma como trata a bola, demonstrando classe em todos os seus movimentos. Lucho não tem tido férias nos últimos anos, tem demonstrado algum desgaste mas mesmo assim a sua classe não desapareceu. Aquele passe para Adriano na Luz não é para qualquer um. Aqueles golos na Madeira e em Hamburgo foram fantásticos. E Lucho já é, esta época também, um dos melhores marcadores do FCPorto. A verdade é que a ingratidão existe. No Porto ou em qualquer outro lado. O nosso capitão merece o nosso apoio. Força Lucho, anima-te. És o nosso “El Comandante”.

Tuesday, April 03, 2007

Eleições no F.C.Porto

Convido todos os Portistas a visitarem o blog “Portistas de Bancada” e participarem na votação sobre quem seria o Presidente ideal para o nosso FCP. Até 15 de Abril deverão ser apresentadas as listas concorrentes (eleições em Maio), para já só se projectando a recandidatura de Jorge Nuno Pinto da Costa. Na minha opinião, de adepto e sócio do FCP, uma outra candidatura teria pernas para andar, a do Dr. Rui Moreira. Parece reunir a simpatia de muitos adeptos do nosso Clube, pela forma como o defende, com uma postura convicta, segura, leal e transparente. Mas acho que se Jorge Nuno se recandidatar, dificilmente alguém lhe fará oposição. O FCP muito deve ao actual Presidente mas nestes últimos tempos, sinto que falta ao clube um outro rumo, uma outra voz... Um FCPorto silenciado, amordaçado é dar ao trunfos ao adversário.

Roubos de Igreja




Estas duas imagens são claras e elucidativas. Apesar de, no geral, as arbitragens dos últimos 2 clássicos não terem sido más, a verdade é que o FCPorto foi prejudicado em ambos os jogos. No Dragão, este penalty de Polga poderia dar um empate enquanto na Luz o golo do Benfica foi em fora de jogo (André Luís) como pude ver ontem no resumo da Sporttv, se fosse invalidado como deveria ter sido o Porto ganharia. Escamotearam 3 pontos ao FCP nestes 2 jogos. E reparem como tudo foi tão bem silenciado... E se fosse ao contrário? Nem quero imaginar. Até a Carolina escreveria outro livro. Preparem-se caros Portistas, nestes 7 jogos que, ganharemos, estou convencido disso, vamos ter vários «obstáculos» a ultrapassar, levaremos ainda com o Senhor Lucílio, até ao fim, não tenham dúvidas. Mas a minha fé aumentou às 23h de domingo.

Monday, April 02, 2007

E afinal, contra todas as projecções, o líder continua a ser o F.C.Porto...

Benfica-1-F.C.Porto-1
(Pepe)
Durante toda a semana não se falou de outra coisa. Às 23 horas de ontem o líder seria o Benfica. Uma minoria acreditava que tal não sucedesse. E essa minoria foi quem mais ficou satisfeita com o resultado de ontem. O FCPorto manteve o 1º posto a 7 rondas do fim. Não pode escorregar mas só depende de si. Uma 1ª parte excelente e uma vantagem justa dos azuis e brancos (excelente golo de Pepe). A arrogância dos adeptos encarnados dava lugar a um silêncio de quem já temia o pior. O FCPorto na 2ª metade recuou, os médios apresentaram problemas físicos e o Benfica subiu. Empatou num lance infeliz de Lucho (que até jogou bem) mas a melhor oportunidade foi de Rentería (que jogador é este?). Um empate justo que deixa o Porto com boas possibilidades de conseguir o bicampeonato. Pedro Proença, em termos disciplinares teve alguma dualidade de critérios, mas no geral apitou sempre de forma séria e honesta. Há um penalty sobre Pepe, o Porto foi prejudicado, mas o lance é muito difícil de ser observado. E pronto, os lampiões que passaram a semana a insultarem os adeptos do FCP, aqui neste blog por exemplo, hoje não devem cá escrever, os caixões que diziam estar encomendados, podem guardá-los para quando receberem o Sporting. No final saíram todos em silêncio, conformados com a valia do adversário.
Destaques: Pepe, Helton, B.Alves, Fucile, Assunção. Excelentes exibições as de Pepe e Helton, imperiais. Menos bem, mas mesmo assim, a um nível aceitável, estiveram Bosingwa, Lucho, Meireles, Jorginho, Quaresma e Adriano. Cech entrou bem (talvez tarde), Anderson jogou apenas 3 ou 4 minutos e Rentería demonstrou o que já temia, um rotundo e estrondoso erro da SAD do FCPorto.
ANDEBOL
O Porto ficou em 1º na fase regular. Parabéns a Carlos Resende. Ganhou ao A.Santas por 26-18 e beneficiou da derrota do Benfica em Braga. Quem diria que esta jovem equipa do FCPorto iria vencer a fase regular? Mas venceu. Boa sorte para os play-off.
Basquetebol e Hóquei em Patins:
No basket o Porto ganhou 76-59 ao Ginásio e alcançou o 3º posto, enquanto no hóquei perdeu, mas de forma digna e algo injusta, com o Barcelona (após prolongamento) por 3-2 nas meias finais da Champions. O Barcelona foi campeão europeu (5-2 ao Bassano).